quarta-feira, 23 de agosto de 2017

EDGARD BORGES MONTENEGRO




Nasceu em Assu no dia 22 de junho de 1920, sendo o 3º de uma prole de 10 filhos, 03 morreram ainda crianças, inclusive a única mulher do casal Manoel de Melo Montenegro e dona Cândida Borges Montenegro.
Edgard recebeu as bênçãos do matrimônio no dia 28 de maio de 1946 com a Sra. Maria Montenegro de cujo matrimônio nasceram 07 filhos: Edgard Borges Montenegro Júnior, Edmar Macedo Montenegro, Paulo Roberto Macedo Montenegro, Rizza Maria Macedo Montenegro, Rejane Maria Montenegro Nunes Fernandes e Dália Maria Macedo Montenegro. Sua filha Rizza foi à primeira filha a lhe dar uma neta e uma bisneta.
Matriculou-se no Colégio “Nossa Senhora das Vitórias” no dia 04 de janeiro de 1928 onde fez o curso primário sendo da primeira turma masculina daquele estabelecimento de ensino. Depois freqüentou o Colégio Pedro II em Natal e, posteriormente, o Ginásio de Lavras, do Instituto Gamon em Minas Gerais. Ingressou na Escola Superior de Agronomia de Lavras onde se destacou como desportista. Fez parte da equipe de Basket-bol de 1940 e da primeira equipe de volley olímpica em 1941 onde participou, no ano de 1942, da olimpíada brasileira no Rio de Janeiro representando o estado de Minas Gerais. Época em que afirma ter adquirido muitos amigos dos diversos estados brasileiro.
Recebeu o seu diploma de Engenheiro Agrônomo no dia 08 de dezembro de 1945. Regressando a sua terra entrou na vida pública como o sexto Prefeito constitucional do município do Assu tendo sido eleito em 1948 e administrado este município de 1949 a 1953.
Neste período o Assu recebeu diversos benefícios públicos, tais como: Construção da Ponte Felipe Guerra; primeiras pavimentações a paralelepípedo; construção da Praça do Rosário, início da construção do prédio da Prefeitura Municipal do Assu, instalação do primeiro serviço de alto falante da região “A Voz do Município”, também pela primeira vez foi desobstruído o canal natural que abastece a Lagoa do Piató, e, entre outras obras, este presente na viabilização da instalação do Instituto Padre  Ibiapina (1948), construção do Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia (1949), início da construção da Escola Normal (atual escola Estadual Juscelino Kubitschek), CIBRAZEM e Hospital da Fundação SESP além de ter viabilizado a vinda do primeiro conjunto habitacional do Assu, conhecido como “Casas Populares” edificadas no atual bairro Dom Elizeu.
No limiar de sua vida pública Edgar foi, além de Prefeito, Deputado Estadual eleito em memoráveis campanhas políticas por 04 legislaturas: 1954, 1958, 1962, 1966 a 1970.
Sempre dispôs da amizade, respeito, admiração e incontestável apóio das grandes lideranças da região e do Estado. Representou o Assu e o Rio Grande do Norte em congressos, conferências e seminários por quase todo o Brasil. Sempre se destacou pela sua verve de grande orador.
Encerrou sua vida pública como vice-prefeito do município de Ipanguaçu, eleito por duas legislaturas seguidas tendo como companheiro de chapa o amigo José de Deus Barbosa Filho.
No serviço público ficou a frente das seguintes instituições: Comissão de Desenvolvimento do Vale do Assu – CODEVA; COFAN; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS; Cooperativa Agropecuária do Vale do Assu Ltda – COAPERVAL; Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte; Conselheiro Estadual do SEBRAE. A frente destes órgãos muito pôde contribuir para o desenvolvimento sócio econômico do Vale e do Rio Grande do Norte.
O estádio de futebol do Assu leva o seu nome. Foi construído graças ao seu espírito esportivo e colaborador. Num gesto de grandeza fez doação, em comum acordo com a família, do terreno onde se encontra edificado o Estádio Edgard Borges Montenegro (Edgarzão) que na solenidade de inauguração adentrou levantando a bandeira branca simbolizando a paz e a harmonia entre os povos.
Homem de inegável postura de idoneidade, integridade e respeito. Orador de primeira grandeza, sábio articulador.
Doutor Edgard, é um cidadão de experiência apurada, sempre foi grande, porque se fez entender pelos pequenos, partilhando com o povo suas alegrias. Costuma afirmar que: “Felizes os que sonham,  ainda que não possam concretizar os voos, porque o sonho de um só cidadão não passa de um mero sonho… mas, quando o sonho é partilhado em sociedade absolve o espírito  cooperativista e torna-se realizável”.
Assim é o ‘Comandante Edgard Montenegro’: calmo e firme em suas decisões. Um sonhador… Um cidadão que nunca precisou jurar. Seu caráter sempre jurou por ele.
Faleceu por volta das 19:50h de hoje 17 de dezembro 2014, o Dr: Edgard Borges Montenegro.

 POR IVAN PINHEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
NO BRASIL, A PESSOA HONESTA SOFRE PERSEGUIÇÕES EM TODOS OS ASPECTOS, TANTO PELA SOCIEDADE COMO POR PARTE DE NOSSAS AUTORIDADES; SE ASSIM CONTINUAR, O SER HUMANO NUM FUTURO BEM PRÓXIMO PAGARÁ UM PREÇO MUITO ALTO. ESTAMOS CAMINHANDO NUM BECO SEM SAÍDA E LOGO CHEGAREMOS NO PAREDÃO FINAL, OU SEJA, O FIM DO SER HUMANO, COM MUITA DOR E SOFRIMENTO